terça-feira, 28 de junho de 2011

Embaixador da Palestina visita MST e agradece solidariedade


Embaixador da Palestina visita MST e agradece solidariedade
27 de junho de 2011


Da Página do MST

Esteve presente na Secretaria Nacional do MST o embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben, no dia 20 de junho. Junto com ele estava o representante da Federação de Entidades Palestinas do Brasil (Fepal), Emir Mourad.

Ibrahim agradeceu a solidariedade prestada pelo MST à luta do povo palestino e relembrou momentos importantes desse apoio - como em 2002, quando uma delegação da Via Campesina esteve, por 22 dias, junto de Yasser Arafat no quartel general da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em Ramallah-Cisjordânia.

Marcelo Buzetto, da coordenação do MST, fez um relato das viagens que membros do MST fizeram para a Palestina em 2010 e 2011, dos contatos com movimentos de camponeses, de mulheres e com organizações políticas e sociais palestinas, além da esquerda israelense.

Condições favoráveis

Segundo Ibrahim, as mobilizações populares no mundo árabe e a situação internacional criaram condições favoráveis para que ocorresse a unidade entre as forças políticas da resistência palestina. Celebrando o recente acordo firmado entre os partidos Al-Fatah (Movimento de Libertação Nacional) e Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) - que governam a Cisjordânia e Gaza, respectivamente - ressaltou que a pressão do próprio povo palestino ajudou a acelerar tal união. "Como disse certa vez Yasser Arafat: 'o povo sempre está à frente das lideranças'", relembrou o embaixador.

De acordo com ele, todos os partidos políticos que integram a OLP assinaram o acordo, inclusive a Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), a Frente Democrática pela Libertação da Palestina (FDLP) e o Partido do Povo Palestino (PPP), que representam os comunistas e marxistas no interior da OLP.

A necessidade de unificar todas as forças políticas da resistência palestina num mesmo espaço de debate, articulação e ação conjunta levou lideranças de partidos como HAMAS e Jihad Islâmica a debater sua incorporação à OLP, já que esses dois partidos representantes do nacionalismo islâmico palestino sempre estiveram fora dessa organização.
Como parte do processo de unificação das forças políticas palestinas está o esforço de democratização da OLP e de ampliação da participação de diferentes partidos nas instâncias da direção desta frente nacional e patriótica que, desde 1964, vem lutando cotidianamente pela criação de um Estado Palestino Laico e Democrático.

Apoio da CMS

Buzetto e Emir Mourad também aproveitaram para informar o Embaixador sobre as iniciativas que estão sendo organizadas por entidades ligadas à Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) e à comunidade árabe-palestina, no sentido de desencadear, no Brasil, uma forte e ampla Campanha pela criação do Estado da Palestina Já!.
Seguindo as orientações e atendendo aos anseios do próprio povo palestino e de seus legítimos representantes, MST e Fepal reafirmaram a disposição em priorizar a luta para que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprove, em setembro, a integração do Estado da Palestina como membro pleno, com todos os direitos e deveres que tal decisão implica.

De julho a setembro, a OLP e seus aliados em todo o mundo estarão travando essa batalha pela justiça e pelos direitos inalienáveis do povo palestino.

A coordenação do MST entregou para o Ibrahim e para Emir Mourad uma bandeira, um boné e livros que contam a história da luta pela Reforma Agrária no Brasil, e foi reafirmado o compromisso das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais Sem Terra de continuar a luta pela criação do Estado da Palestina, livre, democrático e soberano.

Ibrahim convidou o Movimento para uma visita à Embaixada da Palestina, em Brasília, para continuar o debate sobre ações conjuntas para os próximos meses.

Na tarde do dia 20, houve uma reunião da Via Campesina Brasil para discutir a construção do 1° Encontro de Camponeses, Trabalhadores Rurais e Pescadores da Palestina: construindo a Via Campesina e a formação de uma brigada de trabalho voluntário para a colheita de azeitonas, entre outubro e novembro, na própria Palestina.

MST, Comissão Pastoral da Terra-CPT, FEPAL, Ibrahim e diversas outras organizações e pessoas participaram de uma reunião da Campanha Pelo Estado da Palestina Já!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: