quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UNESCO ACOLHE PALESTINA COMO ESTADO





CAMPINAS CELEBRA O
INGRESSO DO ESTADO DA PALESTINA NA UNESCO

Dois importantes momentos nesta celebração:

1-      Conferência do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães na   
         FACAMP

2-      Reportagem de página inteira no Correio Popular – (abaixo)


Conferência do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães na FACAMP

Atualmente ocupa o cargo de Alto Representante-Geral do Mercosul, foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e Secretário-Geral do Itamaraty.


Ontem, dia 1º. de novembro o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães proferiu brilhante palestra sobre o Brasil e as Relações Internacionais, para alunos e pesquisadores do Curso de Relações Internacionais da FACAMP.

Estiveram presentes professores, alunos do curso de RI e alunos/pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Árabescoordenado pelo professor Ali  El-Khatib. 

O embaixador discorreu sobre este tema com muita sabedoria por mais de uma hora e mais um bom tempo para perguntas. Dentre os tema tratados a Palestina teve um grande destaque ao analisar com leveza e didática ímpar este assunto tão delicado e que conhece e defende tão bem. Analisou a admissão do Estado da Palestina na UNESCO de forma que todos pudessem entender o sentido mais amplo da negativa estadunidense. 

No momento em que A Palestina é 195º. membro da UNESCO, os EUA de Obama retalham com o corte de verbas. É dinheiro estadunidense e dele destinam como querem, preferencialmente para a guerra.

Como entender que esta acolhida do Estado da Palestina pela UNESCO possa prejudicar o processo de paz como disse Obama?

Israel anuncia novos assentamentos na Cisjordânia Ocupada e é a Palestina na UNESCO que prejudica o processo de Paz?

O embaixador Samuel destacou a importância do Núcleo de Estudos e Pesquisas Árabes por se dedicar nesta questão e a importância de ter enviado dois alunos/pesquisadores à Palestina em 2011 e que além dos 41 alunos/pesquisadores em duas turmas, básico e avançado prepara três pesquisadores para teses sobre a Palestina.

.............................................................................................

Velhas potências

Como não existe poder de veto na UNESCO de nada adiantou a oposição dos EUA, da Alemanha, do Canadá, e dos demais países que se opuseram.

Ao final a saudação de VIVA A PALESTINA foi o momento que marcou a vitória.

Frases

Ghasan Khatib, porta-voz o governo da Palestina:
“Nós consideramos este voto como especialmente importante porque parte da nossa luta contra a ocupação de Israel é sobre a tentativa para apagar a historia da Palestina. A UNESCO vai ajudar a manter a tradicional herança palestina"


David Killion embaixador dos EUA:

A votação “complica” esforços do seu país para apoiar a UNESCO.

Israel
Esta decisão é “uma tragédia”.  “A UNESCO lida com a ciência e não com ficção científica”.

Viva o Estado da Palestina!
Viva o Povo Palestino!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: