sábado, 21 de novembro de 2015

Missão brasileira de solidariedade retorna da Palestina

Presd.Mahmud Abbas recebe brasileiros da Missão de Solidariedade
Missão brasileira retorna da Palestina na terça (24) após extensa programação


Foz do Iguaçu - PR - Os vereadores do PCdoB – Partido Comunista do Brasil chegaram à Palestina em 14 de novembro, em missão de solidariedade realizada a convite do embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Sr. Ibrahim Alzeben, a qual previa o cumprimento de uma série de atividades junto às autoridades do governo e da sociedade civil. Em 15 de novembro a Palestina comemora a sua declaração de independência, ocorrida no ano de 1988, quando, na Argélia, Yasser Arafat (1929-2004), líder da Autoridade Palestina, presidente da Organização para a Libertação da Palestina e líder da Fatah, falecido em 2004, emitiu a declaração histórica no Conselho Nacional Palestino.


 Da Redação do Jornal do Iguassu - 21/11/15


Em toda a Palestina ocorrem comemorações alusivas à data que, coincidentemente, é a mesma na qual os brasileiros comemoram a proclamação da República, que completou seu centenário um ano após o ato histórico de Arafat.


ENCONTRO COM O GOVERNADOR GERAL DE JERICÓ


A missão brasileira esteve em visita ao governador geral de Jericó, Majed Al-Fityani, na segunda-feira (16), que os recebeu em seu escritório político instalado no gabinete que foi do líder palestino Yasser Arafat. Paulo Porto postou em seu Twitter, direto do local: “Foi uma bela reunião política e o momento mais emocionante da viagem até agora, devido à importância deste líder na luta pela libertação do povo Palestino“.


HOMENAGEM A YASSER ARAFAT


Os integrantes da missão visitaram na terça-feira (17) o túmulo de Yasser Arafat, acompanhados do prefeito da cidade palestina de Beitunia, Ribhi Dola, e participaram de uma homenagem ao líder. Paulo Porto declarou na ocasião: “Lindo o encontro cultural em homenagem a Yasser Arafat pelo 11 de novembro, que é a data de sua morte. Os palestinos seguem ensinando seus filhos e toda uma geração, o legado da resistência, da luta pela sua terra, o legado de Yasser Arafat”.

No mesmo dia, a delegação visitou o Museu para Mahmud Darwish, em Ramallah. Nilton Bobato, demonstrou sua surpresa com o local em uma postagem: “Um lugar lindo e emocionante, que mostra como o povo palestino, apesar da opressão, respeita sua cultura e a sua memória. Nunca vi no Brasil, algo parecido em homenagem a um escritor”.

REUNIÃO COM O EMBAIXADOR BRASILEIRO NA PALESTINA


No dia 18, quarta-feira, a delegação foi recebida na Embaixado do Brasil na Palestina, pelo embaixador brasileiro, Paulo França, quando tiveram uma reunião com a participação do vice-cônsul Luis Fernando de Carvalho e integrantes do partido Fatah. O encontro teve como tema a discussão da dura situação da Palestina como território ocupado e as formas de colaboração que podem ser implementadas entre as cidades-irmãs de Cascavel e Beitunia, e Foz do Iguaçu e Jericó, aprofundando o tratado de irmandade firmado em 2012, por iniciativa do presidente da Sociedade Palestina de Foz, Jihad Abu Ali, e apresentada no Legislativo em forma de projeto de Lei pelo vereador Nilton Bobato.

AUDIÊNCIA COM O PRESIDENTE DO ESTADO PALESTINO


Na quinta-feira (19) os integrantes da missão de solidariedade participaram de uma audiência com o presidente do Estado Palestino, Mahmoud Abbas. A delegação presenteou Abbas com um belíssimo quadro com uma foto das Cataratas do Iguassu e lhe entregaram um livro sobre o município e suas atrações. Paulo Porto, falando sobre o encontro, disse: “Foi um grande prazer e imensa honra ser recebido em audiência, junto com toda a missão brasileira, pelo presidente Mahnoud Abbas. O Brasil tem sido um grande aliado da luta do povo palestino. Nosso papel é aprofundar esta relação de solidariedade entre os novos povos”.

VISITA À MESQUITA DE AL-AQSA EM JERUSALÉM



O presidente da Sociedade Árabe Palestina de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, esteve no complexo da Mesquita de Al-Aqsa, considerada a terceira mais importante Mesquita para os muçulmanos. Em um vídeo que está no portal do jornal do iguassu, pode-se ver Jihad Abu Ali dizendo: “Estou entrando em Jerusalém... O momento mais importante da minha vida”. Veja mais sobre a missão, com documentário completo em fotos e vídeos, no portal, em www.jornaldoiguassu.com.br. A FEPAL- Federação Árabe Palestina do Brasil foi uma grande parceira para esta reportagem, fornecendo informações e fotos sobre o dia-a-dia da delegação.

Jihad Abu Ali, Presidente da Sociedade àrabe Palestina de Foz
Jihad Abu Ali na Mesquita de Al-Aqsa em Jerusalém (Mesquita da Rocha atrás)

Nota do Blog: A foto mostra a Mesquita do Domo da Rocha, a Mesquita Al Aqsa está posicionada do lado oposto, ambas mesquitas situadas na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém - Palestina:


Mesquitas Al Aqsa e Domo da Rocha - Jerusalém - Palestina



...............................................................................................................................................

Veja aqui o álbum fotográfico da Missão de Solidariedade



Integrantes da Missão de Solidariedade ao Povo Palestino
A partir da esquerda: Vereador Paulo Porto, Jihad Abu Ali-Presid. Sociedade Palestina de Foz do Iguaçu, Ualid Rabah-Diretor da FEPAL e Vereador Nilton Bobato


...........................................................................................................



RELATOS/ARTIGOS  DA 3ª MISSÂO DE SOLIDARIEDADE - MARÇO/ 2014





RELATOS/ARTIGOS DA 2ª MISSÂO DE SOLIDARIEDADE - ABRIL/ 2013











RELATOS/ARTIGOS DA 1ª MISSÃO DE SOLIDARIEDADE - JUNHO / 2012



Brasileiros participam de marcha contra a ocupação




...........................................................................................................




Para conhecer todas as publicações do Blog, desde 2008,  acesse o Arquivo na barra lateral.




Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:


Novembro 2015






Outubro 2015








Setembro 2015







Agosto 2015





Julho 2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: