terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Raízes palestinas em exposição no Memorial do Rio Grande do Sul

Raízes palestinas em exposição no Memorial do Rio Grande do Sul


O Memorial do Rio Grande do Sul, da Secretaria da Cultura, abre na próxima quinta-feira (21), a exposição 'Memórias e identidade: raízes palestinas'. A solenidade da mostra, que tem o apoio da Liga dos Estados Árabes, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Embaixada do Estado da Palestina no Brasil e Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), está marcada para as 19h30, na Sala dos Tesouros - 2º andar do Memorial.

Até o final de fevereiro serão expostos 23 vestidos típicos, colecionados durante 12 anos pela embaixatriz da Palestina no Brasil, Nahida Tamimi Alzeben. O público também irá conhecer um pouco do artesanato e da pintura palestina.

A arte faz parte da vida e das raízes do povo palestino, que herdou dos seus ancestrais cananeus e filisteus as habilidades manuais, que até hoje destacam e identificam sua cultura, pela diversidade de formas com que seus trabalhos são apresentados.

Com o barro de Jericó (a cidade mais antiga do mundo), os cananeus moldaram vasos. Em épocas mais recentes, registram-se os trabalhos entalhados em madeira da oliveira, a arte do vidro, as obras de arte em nácar e a arte do bordado em ponto de cruz, onde as linhas entrelaçadas formam desenhos maravilhosos, que decoram os vestidos das mulheres palestinas e objetos de decoração como almofadas, espelhos, quadros e outros. Por meio das cores e dos desenhos dos bordados pode-se identificar as cidades, regiões e mesmo o país de sua origem.

A mostra pode ser visitada de 21 de janeiro à 08 de março, de terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Nos próximos dias 23 e 24, a visitação será das 9h às 18h. A entrada é franca.


Texto: Ascom Cultura

Edição: Léa Aragón/Secom




...............................................................................................................................................





Logo da FEPAL - Federação Árabe Palestina do Brasil

EXPOSIÇÃO CULTURAL  “MEMÓRIAS E IDENTIDADE: RAÍZES PALESTINAS”


De 21 de Janeiro a 08 de Março de 2016

Abertura: 21 de Janeiro às 19:30


A arte faz parte da vida e das raízes do Povo Palestino, que herdou dos seus ancestrais Cananeus e Filisteus as habilidades manuais, que até hoje o destacam e identificam sua cultura, pela diversidade de formas com que seus trabalhos são apresentados.

Exposição cultural Raizes PalestinasCom o barro de Jericó (a cidade mais antiga do mundo), os Cananeus moldaram seus maravilhosos vasos. Em épocas mais recentes, registram-se os trabalhos entalhados em madeira da oliveira, a arte do vidro, as obras de arte em nácar e a arte do bordado em ponto de cruz, onde as linhas entrelaçadas formam desenhos maravilhosos, que decoram os vestidos das mulheres palestinas e objetos de decoração como almofadas, espelhos, quadros e outros. Através das cores e dos desenhos dos bordados pode-se identificar as cidades, regiões e mesmo o país de sua origem.

Nessa décima primeira edição , serão apresentados 23 vestidos típicos, colecionados durante 12 anos pela embaixatriz da Palestina no Brasil Nahida Tamimi Alzeben.

Durante a Exposição estará acontecendo o Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre ( 19 a 23 de Janeiro), um dos eventos mais importantes dos movimentos sociais a nível nacional e internacional. A exposição será encerrada no dia 08 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Não há resistência  do povo palestino sem a mulher palestina.

O Secretário de Estado da Cultura, Sr. Victor Hugo Alves da Silva e a Sra. Maria Helena Nunes, Diretora do Memorial do Rio Grande do Sul e a Sra. Fátima Ali, Diretora da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil, contribuíram, de maneira decisiva, para a realização do evento.

REALIZAÇÃO:

Secretaria da Cultura do Governo de Estado do Rio Grande do Sul
Memorial do Rio Grande do Sul
Museu de Direitos Humanos do Mercosul

APOIOS:

Liga dos Estados Árabes
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Embaixada do Estado da Palestina no Brasil
FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil

LOCAL:

Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico – Porto Alegre

PERÍODO DE VISITAÇÃO:

De 21 de Janeiro a 08 de Março de 2016

ABERTURA:

21 de Janeiro às 19:30

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

De terça à sexta das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados das 12h às 17h

NOS DIAS 23 E 24 DE JANEIRO A VISITAÇÃO SERÁ DAS 9H ÀS 18H

ENTRADA GRATUITA


Fonte: Fepal


...............................................................................................................................................


Para conhecer todas as publicações do Blog, desde 2008,  acesse o Arquivo na barra lateral.




Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:


Janeiro 2016






Dezembro 2015






Novembro 2015









Outubro 2015










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: