quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sanaúd, um filme brasileiro sobre a Palestina


FILME “SANAÚD – VOLTAREMOS “ , SEGUIDO DE DEBATE

20/maio – sábado – 16 h - Esporte Clube Sírio – Entrada franca

Av. Indianópolis, 1192 - Planalto Paulista, São Paulo – SP



É com muito orgulho e satisfação que apresentamos ao público o filme documentário Sanaúd, que em árabe significa voltaremos.

Em abril de 1980, uma delegação brasileira - formada por membros da Comissão de Justiça e Paz, deputados, jornalistas, líderes sindicais, historiadores, representantes da UNE (União Nacional de Estudantes) e da comunidade negra - viajou para o Oriente Médio. No Líbano, foram recebidos por Yasser Arafat, líder da OLP (Organização pela Libertação da Palestina) e acompanharam a dramática situação e luta do povo palestino por justiça e liberdade.

O documentário foi  produzido por uma equipe de cinema independente, nos campos de refugiados palestinos da Síria e do Líbano, com a direção e roteiro de José Antonio de Barros Freire e fotografia de Jorge Bouquet.

O ano de 1982 marcou profundamente um grupo de jovens brasileiros de descendência árabe: a invasão de Israel ao Líbano que resultou em mais de 17 mil civis mortos e o massacre de Sabra e Chatilla, acampamentos de refugiados localizados em Beirute, onde mais de 3 mil palestinos foram mortos por milícias libanesas que apoiavam o estado terrorista de Israel.

Em 1983 o grupo de jovens, inspirado no filme Sanaúd e nos acontecimentos no Libano, fundou a Associação Cultural Sanaúd, que tive a honra de presidir.

Em 15 de maio de 1948, há 69 anos, mais de 750 mil palestinos foram expulsos de suas terras e lares e mais de 500 cidades e aldeias palestinas foram eliminadas do mapa: os palestinos chamam de Nakba, a catástrofe.  Hoje,  são mais de 5 milhões  de refugiados palestinos que tem o direito de retornar à Palestina negado por Israel. Por isso os refugiados falam, gritam, lutam e sonham: VOLTAREMOS (SANÁUD). Voltarão à Palestina, livre, soberana, com Jerusalém Capital.

Não é por acaso que o nome desse blog é PALESTINA-SANAÚD-VOLTAREMOS!


Emir Mourad

Editor do Blog



Filme Sanaúd (Voltaremos) - 1980
Cartaz de 1980: apresentação do filme Sanaúd
no Sindicato dos Bancários - São Paulo

...........................................................................................................................................

Para conhecer todas as publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos, desde 2008,  acesse o Arquivo na barra lateral.


Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: