quinta-feira, 26 de julho de 2012

GOVERNO BRASILEIRO: ISRAEL CRIA OBSTÁCULOS PARA A PAZ!



Governo brasileiro faz criticas à Israel
                                                                                                 Bebeto Matthews/AP/AE


Governo brasileiro lamenta falta de evolução no acordo de paz entre Israel e Palestina e condena assentamentos

25/07/2012 - Internacional

Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil 

 Brasília – A representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixadora Maria Luiza Viotti, disse hoje (25) que não se observam avanços nas negociações em busca de um acordo de paz entre Israel e a Palestina. A diplomata disse lamentar que, até o momento, as articulações tenham sido “infrutíferas” e condenou os assentamentos israelenses em regiões da Cisjordânia.

 Para a diplomata, os assentamentos são ilegais e contrariam o direito internacional. Maria Luiza Viotti fez a crítica durante debate aberto sobre o Oriente Médio, promovido pelo Conselho de Segurança da ONU. “Ainda não vimos desenvolvimentos significativos no processo de paz entre Israel e a Palestina, há muito paralisado. Lamentamos que tentativas recentes de retomar as negociações tenham sido infrutíferas”, disse.

 Segundo ela, a principal pendência em relação ao acordo de paz recai sobre os assentamentos israelenses na Cisjordânia. “Os assentamentos são ilegais perante o direito internacional, contrários à paz, prejudiciais às preocupações de segurança de Israel e uma ameaça à solução de dois Estados”, ressaltou.

 Maria Luiza Viotti lembrou que tentar buscar a legalidade no processo de assentamento na Cisjordânia é contrariar o princípio do direito de os palestinos terem seu território próprio. “São perturbadoras as tentativas de se afirmar a legalidade dos assentamentos e dos postos fronteiriços. Isso apoia-se em um raciocínio que vai de encontro à solução de dois Estados e aos direitos inalienáveis do povo palestino.”

 Mais uma vez, a embaixadora defendeu o direito de os palestinos terem um Estado independente e autônomo com base nas fronteiras de 1967 e a admissão da Palestina como membro da ONU. “O conselho deve exercer suas responsabilidades e renovar os esforços para lidar com a questão Israel-Palestina, que é, inegavelmente, um dos principais desafios na agenda internacional de paz e segurança”, disse.

 A diplomata elogiou os esforços das autoridades e da população do Egito na tentativa de consolidar a democracia no país, por meio de eleições livres e democráticas. Segundo ela, esse é o caminho ideal. “Elogiamos o povo egípcio pela realização de eleições livres e justas, que consolidaram ainda mais o caminho pacífico do Egito rumo à democracia”.

 De acordo com ela, o Brasil também observa de forma positiva as eleições legislativas na Líbia. “[O governo brasileiro] Parabeniza o povo e o governo da Líbia por esse importante passo no seu processo de transição democrática”. A embaixadora ainda comentou sobre a situação política da Tunísia. “Do mesmo modo, reconhecemos os progressos positivos na Tunísia, onde um vibrante debate público sobre o futuro do país está sendo realizado em um ambiente democrático.”

Edição: Lana Cristina

Um comentário:

  1. QUE SORTE NOSSA TER UMA EMBAIXADORA COMO MARIA LUÍZA VIOTTI.SEU DESEMPENHO FORTALECE A IMAGEM DO BRASIL EM DEFESA DA PAZ E DA SEGURANÇA INTERNACIONAL.ALÉM DE REAFIRMAR OS DIREITOS INALIENÁVEIS DO NOSSO POVO PALESTINO ELA ALERTA SOBRE A ILEGALIDADE DOS ASSENTAMENTOS NA CISJORDÂNIA,QUE AMEAÇAM A SOLUÇÃO VIA DOIS ESTADOS

    ResponderExcluir

Seguidores: