domingo, 21 de outubro de 2012

Presidente da ANP confirma participação no Fórum Social Palestina Livre






Publicado em 18/10/2012


Em reunião com o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, Abu Mazen destaca importância “estratégica” do evento.



O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Abu Mazen, confirmou na tarde de quinta-feira, 18, a sua participação no Fórum Social Palestina Livre convocado para Porto Alegre-RS, nos dias 28,29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.



Em reunião com o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o líder palestino disse que só não estará presente na capital gaúcha caso a data coincida com a votação na ONU (Organização das Nações Unidas) da entrada do seu país como “Estado observador”. “A realização do Fórum Social Palestino ajudará em muito a mobilização pelo reconhecimento do nosso país como Estado observador. Os ecos da sociedade brasileira e internacional soarão na ONU”, declarou Abu Mazen, se dizendo “muito impressionado” com o esforço da Central Única dos Trabalhadores do Brasil, dos movimentos sociais e das autoridades federais, estaduais e municipais, em prol da soberania do povo palestino.



“O presidente ficou encantado com a iniciativa e a dimensão da mobilização. Para ele, são ações que terão muita repercussão e representam, desde já, uma nova fase da solidariedade internacional”, declarou Claudir. Ao lado da assessora da Secretaria de Relações Internacionais da CUT, Clair Rupertt, Claudir visitou várias cidades da região e cumpriu uma extensa agenda junto às centrais sindicais PGFTU – filiada à Confederação Sindical Internacional (CSI) – e CGFW – filiada à Federação Sindical Mundial (FSM) -, Federação dos Novos Sindicatos, Ministério das Relações Exteriores, secretaria de organização do Fórum Social Mundial, a organização Stop the Wall e a grupos de juventude palestinos.



Conforme o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben, que acompanhou a delegação cutista, o Fórum Social Palestino é desde já um êxito. “O FSPL dá continuidade a uma tradição de solidariedade do povo brasileiro, das suas entidades e de seus últimos governos, que têm defendido uma luta justa pela paz e pela soberania, pela independência e segurança de todos os países”, destacou.



Para o secretário de Relações Internacionais da CUT, João Antonio Felício, “o momento é de ampliar a mobilização em prol de uma luta que sintetiza os ideais mais nobres da Humanidade, revertendo uma injustiça histórica”. “É inaceitável a continuidade da política de terrorismo de Estado praticada por Israel contra os palestinos, que lhes rouba suas terras e sua água, seus empregos, sua segurança e sua soberania. Em Porto Alegre, milhares de ativistas de todo o mundo estarão dizendo um basta à política de segregação e um sim ao congraçamento, aos direitos de todos os povos do mundo à sua autodeterminação, à sua felicidade, ao seu desenvolvimento livre e independente de quem quer que seja”, acrescentou João Felício.



Por: Leonardo Wexell Severo

Fonte: 



..................................................................................


Porto Alegre terá fórum sobre a Palestina

 21/10/2012

Evento do Fórum Social Mundial será realizado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro e vai pedir o fim de embargos e muros nos territórios ocupados.

Marcos Carrieri
marcos.carrieri@anba.com.br

São Paulo – Porto Alegre receberá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro o Fórum Social Mundial Palestina Livre. O evento, que é uma edição temática do Fórum Social Mundial, vai contar com debates, palestras e atividades culturais que defendem a criação de um estado palestino e os direitos dos refugiados.

 No primeiro dia haverá um show de abertura e uma marcha pelas ruas da capital gaúcha. Nos outros serão realizadas conferências sobre cinco “eixos temáticos”: autodeterminação e o direito ao retorno; direitos humanos e direito internacional; BDS (boicote, desinvestimento e sanções a Israel) e estratégias de luta; por um mundo sem muros e sem racismo; e os movimentos sociais e as formas de resistência. Serão realizadas ainda atividades complementares, como exibição de filmes, lançamentos de livros e uma exposição de fotos.

 De acordo com o secretário-geral da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), uma das instituições que organizam o evento, Emir Mourad, a proposta deste fórum é pedir ações efetivas em favor dos direitos dos palestinos. “O fórum vai ter uma repercussão internacional ao ratificar o apoio do Brasil pela criação do estado palestino, o que é uma peça chave para que comecemos a ter uma paz justa para os palestinos. Além disso, chamará atenção para a questão dos direitos humanos”, disse Mourad.

Divulgação 

Marcha será nas ruas de Porto Alegre

No último dia do evento, será realizada a assembleia dos movimentos sociais, na qual as instituições irão propor medidas a serem adotadas após o fórum. Diretora de comunicação do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe), integrante do Movimento Palestina para Todos e Todas e uma das organizadoras do evento, Soraya Misleh afirmou que uma das ações que deverão ser adotadas é o boicote a Israel. “Esse fórum é uma forma de demonstrar solidariedade, fortalecer o direito de retorno dos refugiados e apresentar as campanhas (em defesa dos palestinos) como o BDS”, disse Misleh.

 Segundo Mourad, o Fórum Social Mundial Palestina Livre é um dos eventos temáticos intercalados com as edições tradicionais do Fórum Social Mundial. A última destas edições foi realizada pela última vez em Dacar, no Senegal, em fevereiro de 2011.

 Naquela ocasião, a delegação da Palestina pediu que a edição temática em favor dos territórios ocupados fosse realizada no Egito ou na Tunísia, mas os governos destes países declinaram da proposta porque não teriam condições de abrigar o fórum durante as manifestações da Primavera Árabe. “Na ocasião, os integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) propuseram que o evento fosse realizado no Brasil”, afirma Mourad.

 O secretário-geral da Fepal espera as presenças da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e disse que a participação deles ajuda a mobilizar a comunidade internacional em defesa dos direitos dos palestinos.

 A Presidência da República não confirmou nem descartou a presença de Dilma no evento. Já o Instituto Lula afirmou que não tem informações sobre a participação do ex-presidente no fórum.

 O embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, informou que a CUT entregou um convite a Abbas e que o presidente da ANP só não vem se tiver que comparecer às Nações Unidas. O país pleiteia seu reconhecimento pela ONU como estado não membro.

Serviço

 Fórum Social Mundial Palestina Livre
 De 28 de novembro a 1º de dezembro em Porto Alegre (RS)
 Informações no site www.wsfpalestine.net/pt-br



Fonte: http://www.anba.com.br/noticia_servicos.kmf?cod=19127352





..................................................................................




DO ARQUIVO DO BLOG, JUNHO/2012:


Presidente da Palestina recebe delegação brasileira




Presidente da Palestina recebe delegação brasileira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: