quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Federação Palestina entrega carta ao Governador Tarso pedindo o cancelamento do acordo com empresa israelense



NO DIA DE ONTEM, 12 DE AGOSTO,  O GOVERNADOR TARSO GENRO RECEBEU EM AUDIÊNCIA O PRESIDENTE DA FEPAL-FEDERAÇÃO ÁRABE PALESTINA DO BRASIL, ELAYYAN ALADDIN E DIRETORES DA FEDERAÇÃO, PARA TRATAR DO ACORDO DO GOVERNO DO RGS COM A EMPRESA ISRAELENSE DE ARMAMENTOS SEDIADA NO ESTADO. ELAYYAN PEDIU AO GOVERNADOR O CANCELAMENTO DO ACORDO E ENTREGOU UMA CARTA (VER ABAIXO) PARA FORMALIZAR A POSIÇÃO DA FEDERAÇÃO E DA COMUNIDADE PALESTINA NO BRASIL.

Governador Tarso Genro, Embaixador da Palestina e FEPAL

NESSE MESMO DIA, EM OUTRA OCASIÃO, O EMBAIXADOR DA PALESTINA DO BRASIL, IBRAHIM ALZEBEN, JUNTAMENTE COM UMA DELEGAÇÃO DA COMUNIDADE PALESTINA DO BRASIL, LIDERADA PELO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PALESTINA, ELAYYAN ALADDIN, TIVERAM UM ENCONTRO COM O GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, TARSO GENRO, E RESOLVERAM, DE FORMA COORDENADA, LANÇAR UMA CAMPANHA NACIONAL DE AJUDA HUMANITÁRIA A GAZA NO PRÓXIMO DIA 20 DE AGOSTO.

Governador Tarso recebe embaixador da Palestina e FEPAL


NOTA DA SECRETARIA GERAL DA FEPAL - DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO - 13/08/14

....................................................................................................................................




Porto Alegre, 12 de Agosto 2014.

Ao Gabinete do Governador  

Exmo. Sr. Dr. Tarso Genro
Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Exmo. Sr. Governador,

Ao cumprimenta-lo cordialmente, encaminhamos este documento para destacar a nossa gratidão pelo compromisso deste governo com os Direitos Humanos, em especial com  os direitos nacionais do povo palestino, em conformidade com as resoluções da ONU e o Direito Internacional.

Ainda, em 2012 o Governo do Estado foi fundamental para realização do Fórum Social Mundial – Palestina Livre. Nós da comunidade Palestina, temos orgulho de poder carregar a Bandeira Brasileira e Gaúcha e fazermos parte da história da construção do nosso Estado, estamos orgulhosos da projeção internacional para qual o nosso País é projetado, nos avanços da economia sustentável preservando a diversidade cultural, e com os posicionamentos do governo federal, que pôs o nosso país a frente da defesa do Estado Palestino, sendo o primeiro país da América Latina a reconhecer o Estado da Palestina em 2010 e 2012.

Entretanto, nos manifestamos neste momento sobre o Memorando de Entendimento com a Empresa AEL Sistemas, pois vai na contramão desse projeto político e de Estado, que funda as relações internacionais na prevalência dos direitos humanos, na defesa da paz e nas resoluções pacificas dos conflitos. Relações militares com Israel inevitavelmente sustentam e legitimam as agressões militares e crimes de guerra deste Governo.

Solicitamos, portanto que avaliem a possibilidade de cancelamento do Memorando de Entendimento com a empresa AEL Sistemas, (subsidiaria da empresa militar israelense Elbit Systems), assinado por Vossa Excelência em nome do governo do Estado, em abril de 2013 nos escritórios da Elbit Systems em Haifa.

Antes da assinatura, a sociedade civil palestina e o então primeiro ministro da Autoridade Nacional Palestina, Sr. Salam Fayyad, destacaram que o contrato com a Elbit viola as obrigações do Brasil de acordo com a lei internacional e com a promoção dos direitos humanos, contradiz os compromissos do Partido dos Trabalhadores e do seu governo e prejudica o caminho para uma paz justa na Palestina.

Elbit Systems é cúmplice das graves violações israelenses ao direito internacional. A Elbit fornece seus drones para assassinatos extrajudiciais e para as agressões militares ilegais israelenses e confirma publicamente que testou sua tecnologia durante o atual ataque a Gaza. Elbit também fornece tecnologia para os tanques, o Muro e as colônias ilegais israelenses.

Por isso que o Relator especial da ONU sobre os direitos humanos nos territórios ocupados palestinos, Richard Falk, chamou a Nações Unidas ao boicote da empresa. Uma dezena dos maiores fundos públicos e privados de investimento na Europa já excluíram a empresa de seus fundos.

Durante o último ano e nessas semanas passadas, vários governos, incluindo a União Europeia, países membros da UE e o Chile, tomaram medidas restritivas a respeito das relações diplomáticas, militares e econômicas com Israel.

Insistimos que o desenvolvimento sustentável deva ser construído numa política em que integra fatores econômicos e respeito aos direitos humanos. O Pacto Global das Nações Unidas, e as diretrizes pelas multinacionais da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e os princípios orientadores sobre empresas e direitos humanos das Nações Unidas confirmam isso.

Ultimamente empresas como a Starbucks confirmaram não mais financiar Israel, Garnier Internacional se distanciou do exército israelense e McDonalds anunciou não vender mais para as colônias israelenses ilegais implantadas nos territórios palestinos ocupados.

A comunidade palestina no Brasil, e mais de 30 mil integrantes no Rio Grande do Sul, tem desde sempre participado ativamente no desenvolvimento do estado e do país. Queremos mais avanços e sabemos que nossas universidades e empresas já alcançam importantes êxitos com diversos parceiros internacionais: a Universidade Federal de Santa Maria acabou de lançar o primeiro nano-satélite do Brasil - sem a participação da AEL Sistemas/Elbit Systems. Não precisamos de parcerias com empresas envolvidas em crimes de guerra israelenses e internacionalmente boicotadas. Não queremos que a través de convênios do nosso governo se transfira tecnologia a essas empresas.

Confiamos no bom senso político e na liderança de Vossa Excelência na preservação dos interesses supremos e transparentes deste Estado e desta nação, para que possamos continuar juntos defendendo os direitos humanos e um desenvolvimento econômico sustentável no Rio Grande do Sul.


Elayyan Taher Aladdin

Presidente da FEPAL- Federação Árabe Palestina do Brasil 


....................................................................................................................................

LEIA TAMBÉM:

11 de agosto






07 de agosto:




 .................................................................................

ARTIGOS RELACIONADOS:




FEPAL-Federação Palestina: Carta aberta ao povo brasileiro






















As relações militares entre Brasil e Israel - 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: