sábado, 1 de agosto de 2015

Cebrapaz condena aumento da violência e impunidade israelense na Palestina ocupada

Atualizado em 06/08/2015


Ministério das Relações Exteriores

Nota nº 321 / 3 de agosto de 2015



Situação na Palestina e em Israel



O Governo brasileiro acompanha com extrema preocupação os casos de violência contra a população civil nos Territórios Palestinos Ocupados, condena o ato terrorista que provocou a morte de um bebê e ferimentos em seus familiares no último dia 30 de julho e lamenta que a ausência da necessária solução política para o longo conflito continue a provocar vítimas de ambos os lados.



O Governo brasileiro considera essencial a pronta retomada do processo de paz, de modo a permitir a realização da solução de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado, em paz e segurança.
..............................................................................................................





Bebê palestino de 18 meses morre queimado por colonos judeus

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) repudia veementemente a violência perpetrada por soldados e colonos israelenses na Palestina ocupada. Recebemos com consternação a notícia sobre o assassinato de Ali Saad Dawabsha, um menino de 18 meses de idade, em Duma, na Cisjordânia palestina. Ali foi vítima de um ataque terrorista por colonos que queimaram a sua casa em 30 de julho, deixando feridos também seus pais e irmão. A brutalidade contra os palestinos tem se intensificado devido à impunidade com que os colonos e os soldados atacam os palestinos, cotidianamente, no contexto de uma intensificada política de colonização ilegal da Palestina, em violação flagrante do direito internacional humanitário.

Colonos judeus assassinam criança palestina de 1,5 anos de idade
Funeral de Ali Saad Dawabsha na Cisjordânia


Estendemos nossos profundos pêsames à família Dawabsha, à família de Laith al-Khaldi - de 17 anos de idade, morto em 31 de julho por soldados israelenses em Al-Jalazun - e a outras famílias que também nesta semana perderam jovens vidas nas mãos da repressão israelense. Também acompanhamos com profunda preocupação as notícias sobre ataques, confrontos e a repressão dos soldados contra os palestinos e notamos com pesar e repúdio que, neste ano, cerca de 20 palestinos, sobretudo jovens, já foram assassinados. Grande parte das mortes é provocada pelo uso de munição letal pelos soldados contra aqueles que resistem e protestam contra a ocupação das suas terras e das suas vidas com os meios de que dispõem, sobretudo pedras.

De acordo com a Organização pela Libertação da Palestina (OLP), foram mais de 11 mil os ataques perpetrados por colonos israelenses desde 2004, que seguem, em geral, impunes. Esta cultura e a crescente incitação por parte de um dos governos mais extremistas e racistas da história de Israel culminam na “normalização” da violência contra os palestinos. O fato enquadra-se na manutenção da ocupação da Palestina através da brutalidade de um regime militar sionista que se crê superior ao direito internacional humanitário e aos direitos humanos.

Reafirmamos nosso engajamento e saudamos a crescente solidariedade internacional ao povo palestino na luta pelo fim da ocupação e por seu Estado independente e soberano, repudiando nos mais firmes termos a violência e a impunidade com que soldados e colonos a perpetram.


Ainda assim, apelamos aos movimentos sociais, organizações internacionais e governos solidários à justa causa do povo palestino - inclusive através de campanhas - que se somem ao clamor mundial pelo fim da impunidade da liderança sionista de Israel. Seguimos determinados na condenação de um regime racista e colonialista e exigimos que seja responsabilizado pelos crimes de guerra que comete cotidianamente na Palestina ocupada, como condição para uma paz justa e para a libertação do povo palestino.

......................................................................................................................................


A FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil – publicou uma nota, em 26/07/2015, já denunciando o aumento do terrorismo dos colonos judeus na Palestina Ocupada, com várias fotos dos acontecimentos:



OS ATUAIS DESDOBRAMENTOS DO TERRORISMO ISRAELENSE EM JERUSALÉM REFLETEM AS ULTIMAS PROVOCAÇÕES DOS COLONOS JUDEUS, QUANDO RECENTEMENTE PROFANARAM O TEMPLO DAS MESQUITAS EM JERUSALÉM, NUMA PURA VIOLAÇÃO E OFENSA RELIGIOSA E TOTAL DESRESPEITO ÀS NORMAS DE CONVIVÊNCIA RELIGIOSA.

A POLITICA ISRAELENSE SEMPRE FOI DE ANEXAR JERUSALÉM. PARA ISSO CONSTRÓI COLONIAS JUDAICAS NOS TERRITÓRIOS PALESTINOS EM JERUSALÉM. ASSIM CRIA UM CORDÃO DE ISOLAMENTO À CUSTA DE TERRAS E PROPRIEDADES PALESTINAS.
AS COLONIAS JUDAICAS DESDE DÉCADAS SÃO DECLARADAS ILEGAIS PELO DIREITO INTERNACIONAL E POR INÚMERAS RESOLUÇÕES DA ONU.

OS COLONOS JUDEUS TEM PERMISSÃO PARA ANDAR ARMADOS E CONTAM COM A PROTEÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS DE ISRAEL. COMETEM TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA E TERRORISMO CONTRA A POPULAÇÃO CIVIL PALESTINA.

OS PALESTINOS PROCURAM RESISTIR AO TERRORISMO E PEDEM SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL PARA CONTER ESSA POLITICA ISRAELENSE DE GENOCÍDIO E DE LIMPEZA ÉTNICA CONTRA O POVO PALESTINO.

ISRAEL PRECISA PARAR, O MUNDO PRECISA CONTER ESSE ESTADO TERRORISTA ANTES QUE MAIS UMA GUERRA DE LARGA ESCALA TENHA INÍCIO.

ENQUANTO ISSO, RICOS PAÍSES ÁRABES PRODUTORES DE PETRÓLEO, AO SE OMITIREM OU SE ALIAREM AO ESTADO TERRORISTA DE ISRAEL, SÃO CÚMPLICES NAS MORTES, MASSACRES E LIMPEZA ÉTNICA DO POVO PALESTINO.



Junto a nota da FEPAL (acima), de 26/07/2015, foram publicadas as seguintes fotos: 


Terrorismo israelense ataca palestinos

Terrorismo israelense ataca palestinos

Terrorismo israelense ataca palestinos

Terrorismo israelense ataca palestinos

Terrorismo israelense ataca palestinos

Terrorismo israelense ataca mesquita em jerusalém

Terrorismo israelense ataca mesquita em Jerusalém



A foto abaixo,  publicada pela FEPAL em 01/08/2015, denuncia o assassinato do bebê de 18 meses, vítima do ataque terrorista de colonos israelenses.

Terrorismo israelense mata bebê de 18 meses queimado vivo

.............................................................................................................................................


Para conhecer todas as publicações do Blog, acesse o Arquivo na barra lateral.


Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:


Julho 2015





Junho 2015









Maio 2015











Abril  2015







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: