sábado, 14 de novembro de 2015

Nota da Federação Palestina: França e os atentados terroristas

FEPAL - Federação Árabe Palestina do Brasil
A FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil, em nome dos palestinos no Brasil e seus descendentes, prestamos nossas condolências à França, povo e governo e às famílias das vítimas dos atentados terroristas executados pelo Estado Islâmico.

Da mesma forma, prestamos nossas condolências ao Líbano, povo e governo, e às famílias das vítimas do atentado ocorrido em Beirute, executado pelo mesmo grupo terrorista no dia anterior ao atentado na França.

Lamentamos que as vítimas de terrorismo, originárias de países, continentes e nacionalidades distintas, tenham um tratamento diferenciado por parte da mídia em geral e de governos. Lamentamos que essa seletividade seja um guia nefasto de discriminação quanto à importância midiática ocidentalizada da origem das vítimas do terror.

O Estado Islâmico não nos representa, nem de longe e nem de perto e não tem nenhuma relação com o povo palestino e seus objetivos nacionais legítimos e reconhecidos pelo mundo: o direito nacional  ao seu estado independente e soberano e o retorno dos refugiados conforme as resoluções da ONU.

Da mesma forma que denunciamos o terrorismo que atinge o povo palestino através da ocupação militar do Estado de Israel, que já dura 67 anos, denunciamos qualquer outro tipo de terrorismo que fale em nome do islamismo e de qualquer outra religião, inclusive o cristianismo e judaísmo.

Devemos refletir e questionar: o que possibilitou que a ideologia e às ações desse grupo terrorista viessem a se tornar uma realidade? Todas as intervenções das potencias ocidentais no Oriente Médio, desde o fim da Primeira Guerra Mundial até os dias de hoje, trouxeram mais progresso ou destruição para a região? Qual o resultado de um século de intervenção de países ocidentais, sendo as mais recentes no Iraque, Afeganistão e Síria? Qual o resultado de tanta intervenção que atinge casas, hospitais, escolas, cidades inteiras arrasadas, foi em nome da democracia que produziram tantos escombros e cadáveres?

A pior forma de terrorismo advém de estados e governantes que usam do seu poderio econômico e militar e sua áurea de “legitimidade” para atingir, de forma muito mais destrutiva e sangrenta, países soberanos, povos e minorias sociais. Os que hoje citam apenas os grupos terroristas deveriam olhar ao redor e ver que “não se brinca” em combater o terrorismo de grupos como o terrorismo de estados. Quando fechamos os olhos para os estados terroristas, estamos avalizando e criando a cultura necessária para o surgimento e ação de grupos terroristas.

Que os criadores de terrorismo cuidem de eliminar a sua criação pela raiz dos problemas e não pela falácia ilusionista das intervenções militares para o saque de riquezas e imposição dos seus domínios geopolíticos.

Nesse momento, nos solidarizamos com o povo francês e os familiares das vítimas. Estendemos nossa solidariedade ao povo sírio, iraquiano, palestino, afegão, libanês e tantos outros povos vítimas de terrorismo de estado ou de grupo, ambos alheios aos interesses legítimos desses povos que lutam pela sua liberdade e autodeterminação e merecem respeito, consideração e solidariedade de todos que se mobilizam por um mundo mais justo e igualitário.



Elayyan Aladdin – Presidente        Emir Mourad – Secretário Geral



Comente e compartilhe a Nota da FEPAL no Facebook




............................................................................................................................................................................



Para conhecer todas as publicações do Blog, desde 2008,  acesse o Arquivo na barra lateral.



Leia as últimas publicações do Blog Sanaúd-Voltaremos:



Novembro 2015




Outubro 2015








Setembro 2015







Agosto 2015





Julho 2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores: